Nos dias atuais, o posicionamento digital é uma necessidade, seja você funcionário ou empreendedor. As exigências do consumidor mudaram ao longo do tempo, e hoje é comum encontrar nas principais mídias consumidores cobrando posicionamentos sobre temas ou incidentes envolvendo marcas – muitas vezes, grandes empresas.
Engana-se quem acredita que apenas corporações de grande porte precisam se preocupar com isso. Na verdade, pequenas empresas e startups devem ser ainda mais cuidadosas com sua imagem digital. Enquanto grandes empresas geralmente possuem planos de comunicação para lidar com crises, a realidade para pequenas empresas é outra: muitas vezes, essas não têm nenhum preparo para situações delicadas.
Em caso de problemas, grandes empresas contam com especialistas para gerenciar crises, orientar o posicionamento do CEO ou de outros responsáveis e, com o tempo, conseguem retomar a normalidade. Mas como uma empresa menor pode criar um posicionamento digital consistente e evitar complicações?
Como Construir um Posicionamento Digital
1. Envolva a liderança e os colaboradores
O posicionamento digital reflete tanto as ações dos funcionários quanto, principalmente, as atitudes da liderança, o famoso C-Level. Por quê? Porque as ações de cada colaborador afetam diretamente a imagem que a empresa projeta – afinal, são as pessoas que constroem a organização.
2. Comunicação clara e respeitosa
Uma comunicação fluida e respeitosa é fundamental. Embora todos tenham liberdade para se expressar, é importante pensar na imagem que se deseja transmitir. Palavras de baixo calão ou expressões inapropriadas podem prejudicar a percepção do público sobre a marca ou o profissional.
3. Aparência e contexto importam
![Homem de terno e gravata](https://static.wixstatic.com/media/c21b97_94360b061fd1472bafb128cb6dd65230~mv2.png/v1/fill/w_980,h_440,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/c21b97_94360b061fd1472bafb128cb6dd65230~mv2.png)
A escolha das roupas pode parecer trivial, mas contribui para a construção da sua imagem. Não se trata de usar apenas marcas caras, mas de escolher o estilo adequado para cada situação. Por exemplo, imagine participar de uma reunião gerencial com roupas de academia ou praia. A tendência é que você seja ignorado ou visto como desleixado por não estar trajado de maneira apropriada.
Estudos reforçam a importância da aparência. Uma pesquisa publicada na revista Psychological Science revelou que julgamentos sobre a confiabilidade de uma pessoa podem ser feitos em apenas 100 milissegundos. Além disso, outros estudos indicam que formamos uma impressão inicial de alguém em cerca de 7 segundos.
Essas primeiras impressões são baseadas em sinais visuais e comportamentais, como aparência, linguagem corporal e expressões faciais. É importante lembrar que, embora úteis em algumas situações, essas avaliações podem ser influenciadas por estereótipos ou preconceitos e nem sempre refletem a realidade.
Conclusão
Ter um posicionamento digital vai muito além de estar presente nas redes sociais. Ele envolve coerência, cuidado com a comunicação e atenção aos detalhes, como comportamento e aparência. Independentemente do tamanho da sua empresa, zelar por sua imagem digital é uma estratégia indispensável para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.